quinta-feira, 28 de abril de 2011

Petit verres e o susto dos convites...

Petit verre. Taí outra coisa que eu morreria sem saber que existe [nesse mundinho paralelo], se não tivesse resolvido casar.
E cara, como o preço dessa coisinha vareia, hein? Aliás, como o preço de tudo relacionado a casamento tá me deixando besta!
Hoje aproveitei mais um almoço pra bundear na SAARA e acabei em uma gráfica "famosinha" daqui do Rio.

Não sei se vai dar pra ver direitinho na foto, mas a gente tinha pensado em alguma coisa mais ou menos assim pros convites [mais uma vez não lembro de onde tirei a foto]:


Acabou que chegando lá me encantei por um dos modelos mais simples: quadradinho, papel opaline, sem monograma [pra eu poder colocar a fita e nada ficar por baixo], relevo americano. Mais de mil dinheiros! O.O
O preço tá meio alto mesmo ou sou eu que tenho que pedir um aumento pra Sra. Presidenta?

Encontrei essa outra gráfica que aceita encomendas online e tem o preço um pouco mais amigo, mas como o site não tem muitas opções de fonte e não é muito difícil de ir lá, vou tirar um dia pra fazer uma visita.


E os petit verres.

Na meia dúzia de lugares onde pedimos orçamento/visitamos o preço ficou entre R$2,00 e R$3,00.
Como o Google não presta, dei uma fuçada e encontrei essa empresa que vende a caixa com 100 vasinhos por R$95,00 e o cento das colherzinhas por R$3,00.
Segundo o Zona Sul Atende [que é careiro pra chuchu!], a lata de leite condensado Itambé custa R$2,69 [tá mais barato e não gosto da lata curvilínea do leite Moça porque corta meu dedo], a do creme de leite da mesma marca custa R$2,29 e a garrafa de suco de maracujá Maguary [meia garrafa na receita], R$5,69. Dá R$10,67 de compras no mercado [fazendo a conta com meia garrafa].

Fazendo uma conta de botequim [De botequim mesmo, gente! O físico aqui é o namorido e eu tô dopadinha de remédio pra gripe, então relevem se eu escrever bobagem, ok?]:
200ml de leite condensado + 200ml de creme de leite + 250ml de suco de maracujá - mousse que fica grudada no liquidificador = mais ou menos 600 ml de "produto final"

Se em cada vasinho cabe 20ml, aquela presepada toda ali de cima rende 30 vasinhos, certo?

Dividindo R$10,67 pelos 30 vasinhos, dá R$0,36 por doce.

Somando a embalagem: R$0,95 + R$0,03 [da colher. Por enquanto estou desconsiderando a fitinha que vai amarrar um no outro, mas fita de cetim nº0 custa o que? R$0,20 o metro?]

Logo, custo da embalagem = R$0,98

Depois dessa contaiada toda, chegamos num valor de R$0,36 + R$0,98 = R$1,34 por doce
[Desconsiderando também o valor do frete, já que a empresa é de São Paulo (ainda não encontrei vasinhos na SAARA. AINDA!) e o envio é por Sedex]

Pegando os dois extremos de valores que encontrei [R$2,00 e R$3,00], temos um preço médio de R$2,50, o que dá uma diferença de R$1,16 por petit verre.

Depois de levar um passa fora da família [que disse que semana de casamento não é pra ir pra cozinha e yada, yada, yada], resolvi que vou mandar fazer os meus, só não resolvi ainda onde.

No final das contas, vocês acham mais negócio encomendar ou fazer em casa?

4 comentários:

Cris Rodrigues disse...

Fiquei até tonta (afinal, médica tbm não gosta mto de conta) mas como esse momento do casamento real tá meio chato, vim responder...
Eu sou super a favor de fazer por 2 motivos:
1) Se a economia for grande o suficiente pra valer o trabalho
2) Se você gostar de preparar o que quer que esteja preparando
Se for o caso, vai fundo, mesmo que seja um dia antes do casamento (que aliás, é quando???) porque afinal, vc quer se distrair...
Quando aos convites, quanto sai cada? Aí no Rio tem a Maria Casamenteira que usa papel nacional e dizem que é mais em conta.
Eu tô pensando em fazer em gráfica ou encomendar pelo http://www.weddingpaperdivas.com/ que tem uns lindos, mas aí é na sorte, não dá pra ver o papel etc.
Beijoss

Noiva tatah disse...

E eu mesmo casando não sabia que o nome desse "doce no vidrinho" era Petit verre hehe

Sobre valer a pena fazer ou não penso exatamente como a Cris aí em cima :)

Elisa disse...

Outro fator é o tamanho da festa! Eu amo cozinhar, mas ia enlouquecer tentando fazer docinhos para 400 pessoas!!! Até porque não dá pra começar agora e ir fazendo aos poucos, né? Mas para um casamento menor, eu animaria com certeza! Outra opção é pagar uma pessoa não-doceira de casamento para fazer! Vamos combinar que deve sair uns 100,00 - 150,00 de mão-de-obra se você contratar alguém por um dia e pedir para fazer doces simples e colocar no potinho?

Mudando de assunto, pensei em você ontem (louca, sorry!). Eu adorei que a Igreja de vocês é pertinho de casa e fiquei viajando na ideia de você ir andando pra lá! Imagina as fotos?! Ensaio super cool na rua!

Bjs!

Jana disse...

Karaka! Minha cabeça loira quase fundiu com tanta conta, rsrsrsrs... olha! eu sou do tipo, manda fazer, pq não sou nada prendada para essas coisas e tempo pra gnt é algo dificil de sobrar na reta final do casório, masssss, se vc tem pique, tempo e quem te ajude, manda brasa, super apoio e admiro noivas prendadas, rs. Sobre o convite dá uma olhada no site da Entrepaper, eles fizeram o meu e super indico, eles entregam fora de SP. Bjos!