sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Post de proporções Godzillianas sobre como comprar no Mercado Livre ou no ebay

[Uma semana depoooois...]

Vou fingir descaradamente que não percebi que não apareço por essas bandas desde domingo, ok?

Cheguei a comentar aqui mais de uma vez que, enquanto as meninas ficam loucas com o Elo 7 e o Etsy, eu já perdi tardes inteiras procurando coisas aleatórias no ebay.

Na verdade acho que o item mais caro que já comprei foi uma carteira [U$49,90], por motivos que vou explicar ali embaixo, mas a Bia, que trabalha comigo [e é minha fiel escudeira nas degustações de docinhos] anda fazendo a festa e deve ter uma meia dúzia de pacotes a caminho...

Como essa semana foquei minhas buscas em balões metalizados [e acabei descobrindo que vale mais a pena comprar na SAARA] e velas para a decoração [tealight, vai entender...], resolvi fazer esse post.

Se preparem porque eu me empolguei e ficou grande pra caramba!

Mestres do paint atacam novamente!



1. Cadastro:

Tanto no ML quanto no ebay é um cadastro de dados como o de qualquer loja online. Só é importante dar uma boa olhada nos “Termos e condições”, coisa que brasileiro nunca faz... ;)



2. Procurando o produto:

Bem intuitivo: é só pensar no maior número possível de informações sobre o que você quer e jogar em “buscar” [ou “search”]. No caso dos balões, joguei “balão metalizado coração” no ML e “metallic heart balloon” no ebay. O tradutor do Google pode ser bem útil nessas horas!



3. Escolhendo o produto:

Algumas coisas que devem ser levadas em conta [além do preço!] ao escolher de qual vendedor comprar:

No ML: prestar atenção na reputação do vendedor.

Ao clicar nessa figurinha, vai aparecer a Reputação atual, Total de negociações [Concretizadas ou Canceladas] e as Qualificações [Positivas, Negativas ou Neutras]. Os vendedores com as melhores qualificações dadas pelos compradores são identificados pelo “selo” Mercado Líder.

No ebay aparece assim:

E os vendedores com as melhores qualificações são considerados Top-rated seller.


3.1 Sobre falsificações

Dependendo do que você vai comprar, é importante atentar para esse detalhe. O ebay tem uma política de "repreensão a falsificações" bem mais ferrenha que a do ML, lembrando que normalmente um produto é identificado como fake a partir de denúncias dos usuários. No ebay o vendedor é desligado quando se verifica que ele mentiu sobre a originalidade do item [diz que rende até puliça!], já no ML... Cansei de perder bons minutos denunciando vendedor de bolsa falsa e os caras continuam lá vendendo!

3.2 Sobre produtos usados

No ML é só pedir muitas fotos e muitos detalhes do que se quer comprar, já no ebay é melhor nem se dar o trabalho: é proibida a compra de qualquer objeto usado, mesmo que venha qualificado como presente [gift]. A Receita Federal pode abrir sua encomenda e taxar ou até mesmo apreender o produto.

[Sobre as taxas vou falar mais ali embaixo].



4. Entrando em contato com o vendedor:

No ML há um campo de “Perguntas ao vendedor”, é sempre bom dar uma olhada. Mas como sempre há dúvidas sobre o valor do envio, por exemplo, é só clicar em “Fazer uma pergunta” e descrever o que se quer saber.

No ebay não há esse campo de perguntas: todas elas caem diretamente na caixa de email do vendedor e as respostas são enviadas também para o email do comprador. A comunicação pode ser um tantinho mais complicada por conta de o “idioma oficial” ser o inglês, mas é só guardar algumas perguntas chave como [no meu inglês macarrônico, Helen, me corrige aê!] “How much is shipping with tracking number to Brazil (South America)?” ou “I would like to know if you can deliver it to Brazil.”. Mais uma vez o tradutor do Google ajuda pacas!

Atenção: tanto um quanto o outro não permite que sejam feitos contatos fora do sistema. O ML só disponibiliza o email no final da compra [não é permitido colocar informações pessoais no campo de perguntas]. Já no ebay [se não me engano] é possível ter acesso ao email do vendedor, mas o site desencoraja que o contato seja feito diretamente.



5. Envio e tempo de entrega:

No ML normalmente o envio é feito através dos Correios, então a gente já está familiarizada com a zona os prazos e preços.

Sobre o ebay, depende. Generalizando e partindo do princípio que a compra vai ser feita de um vendedor dos EUA:

5.1 USPS

São os Correios dos EUA. Normalmente o que vale pro de cá vale pro de lá, mas já me aconteceu de comprar no Revolve Clothing e chegar em 5 dias úteis [mesmo com o frete mais barato, que não tem número de rastreamento], como já me aconteceu de comprar com rastreamento no ebay e no ASOS [só para citar um caso do UK] e nunca chegar.


5.2 Empresas de entrega, como FedEX, DHL e UPS.

Frete mais caro, normalmente com entrega expressa. Funciona para encomendas dentro do país também, mas perdi um pouco a fé nelas desde que a DHL levou vários dias para entregar os convites da Cris [por conta da greve dos Correios], apesar de todas as minhas compras entregues por qualquer uma delas sempre terem chegado no prazo.



6. Impostos

Mais uma vez corrijam-me se eu estiver errada, mas os únicos produtos que não são taxados quando entram no país são aqueles com valor declarado inferior a U$50,00 enviados de pessoa física para pessoa física. Fora isso, todo produto vindo do exterior com valor declarado acima de U$50,00 [ou mesmo abaixo de U$50,00, caso tenha sido comprado em uma loja] está sujeito a recolhimento de 60% de imposto [que incide em “valor do produto + frete”], mais 18% de ICMS.

Se não me engano, a conta fica assim, chamando “Produto + frete” de “compra”:

Valor final = [Compra + 0,6 x Compra] + 0,18 x [Compra + 0,6 x Compra]

Caso o seu produto seja taxado, você vai receber uma notificação com a indicação de em qual agência dos Correios você deve ir buscar o pacote, e também qual é o valor do imposto a ser pago [em dinheiro na agência].

Lembrando que quando a transação é feita via “Correios de cá e Correios de lá”, a taxação é feita por amostragem. Você pode dar uma baita sorte de não pagar imposto naquela calça da 7fam que custou U$150,00 e ter que pagar imposto nos produtinhos da MAC que custaram uma pechincha no Morangão. Já no caso das empresas de entrega, o imposto é pago pela empresa no momento que o pacote chega e você “reembolsa” este valor para a empresa.

Atenção: nada de dar um “jeitinho” e pedir para o vendedor declarar o pacote com um valor menor! Já aconteceu de o vendedor declarar um valor mais baixo por livre e espontânea vontade, mas já vi acontecer de pedirem isso e o vendedor não só cancelar a venda, como também parar de enviar para o Brasil. Fora que declarando um valor mais baixo você perde o direito ao seguro e o vendedor pode ser desligado do ebay!



7. Formas de comprar:

Basicamente, leilão [Arremate no ML ou Auction no ebay] ou compra direta [Preço fixo no ML, Buy it Now no ebay].

Na compra direta o esquema é: encontrou o produto, tirou a dúvida sobre o valor do frete com o vendedor, clica em “Comprar” [vou falar sobre o pagamento no próximo item].

No caso do leilão, acho que eu precisaria de todo um post para explicar! xD

Basicamente funciona assim: você preenche o valor que você está disposto a pagar por aquele produto e submete este valor. No dia e horário previsto para o leilão acabar, você vai ser avisado se “ganhou” ou não o leilão. Se antes de o leilão acabar alguém submeter um valor maior do que aquele que você tinha proposto, o site vai te enviar um email avisando que sua proposta foi superada e a partir daí você tem chance de aumentar este valor ou não. Caso você seja o ganhador, a compra segue como uma compra normal.

O compromisso da compra começa no momento que você clica em “Comprar” [mesmo que por engano] ou dá um lance no leilão! A partir daí o vendedor já está pagando comissão para o site!



8. Pagamento

8.1 Mercado Livre

A forma de pagamento mais básica do ML [e que eu não recomendo] é o depósito em conta. Quando você clica em comprar, tanto os dados do vendedor [inclusive telefone] são enviados para o teu email. Você faz o depósito, o vendedor identifica este depósito e envia o produto.

O que costumo usar é o Mercado Pago: o pagamento pode ser feito via boleto bancário ou em até 18 vezes com cartão de crédito [com juros].

Você faz o pagamento para o Mercado Pago, o vendedor envia o produto e, se estiver tudo ok, você libera o dinheiro para o vendedor e faz a qualificação. A vantagem é que, como o vendedor só recebe o dinheiro quando você indica o recebimento da compra, a chance de ser enganado é menor... ;)

8.2 ebay

Eu uso o PayPal que, explicando bem en passant, é um tipo de banco do eBay onde você “paga” para o PayPal o valor da compra (via cartão de crédito) e o PayPal envia o dinheiro para o vendedor, mas ou menos como no Mercado Pago.

No momento da criação da conta, você cadastra um número de cartão de crédito internacional. Para validar a conta, o PayPal vai cobrar um valor baixo no teu cartão [coisa de U$2,00] e, na fatura, esse valor estará associado a uma senha de quatro números que você utiliza para terminar o cadastro [deve aparecer como PAYPAL*0000]. Aquele valor vai contar como uma espécie de crédito em sua primeira compra [se o produto custar U$14,00, por exemplo, será cobrado apenas o que ultrapassar os U$2,00. No caso, U$12,00.], e em todas as vezes que você utilizar o PayPal precisara apenas informar login e senha, e não o número do cartão de crédito.


Ufa! Acho que é isso! Não sei se ajudei ou atrapalhei, qualquer coisa é só me mandar uma mensagem! =D

_______________________________________________________________________________


Lembram desse post aqui e do selinho que tem ali no canto do blog sobre doação de medula óssea?
Olha a notícia que saiu essa semana no G1! =D

29 comentários:

Glaucia disse...

Item 7 muito bem explicado. Detalhe que a RF não deixa claro qual valor considera para taxar os produtos. Digo porque comigo aconteceu mais de uma vez. Recorri, mandei o extrato do meu cartão - e até print da tela do produto. Reavaliaram, mas não foi pelo meu preço nem pelo preço que custa aqui.
Tem que dar sorte na hora da compra e torcer para não correr nas garras do fisco.
bjos

Taty disse...

Adorei o post
Muuuuito útil, e eu tb ultimamente recebo compras do ebay quase toda semana e o pior só coisa inutil de U$ 0,99 hauhauhauhua, só para ter o prazer de comprar alguma coisa hauhauha

Bjuss

Taty

A noiva baixa renda disse...

Muito muito bom o post Carol!!
Favoritando agora, assim quando eu partir pras compritchas internacionais já fico esperta!!

Um beijo
Vandressa

Gabriela Rodrigues disse...

Carol..super útil esse post. Nunca comprei nada pelo e-bay, não tenho cartão internacional...buáááá....Mas logo posso usar o do marido!! kkkk....

Vc gostou do vestido marrom da minha mãe..??

beijos!

Funny Paper disse...

Ê Carol, que post mais completo! Eu achei ótimo porque sou meio enrolada para essas coisas, vai ajudar muito!!

Bjs

Sil

SoL disse...

quem é super suspeita p falar um a nesse post levanta a mão o/
rsrsrs
bjsss

Cris disse...

Eba!!!

Ela voltooouuu! rs

Saudades!

Ah, que pena, ainda não faço compras pela net, buááá. Mas excelentes dicas!!! Será muito procurado!

O problema do seu e-mail é; aonde eu enfiei, ele!!! mil pastas no e-mail, dá nisso! (vergonha!)

brrr...achei no seu perfil! ehehe

Bju
Bom fds!
Cris

Pati disse...

Caraca explicou tuuuuuudo!

Sobre a doação de medula, eu sou doadora de sangue e sempre esqueço de ir me cadastrar com doadora de medula... agra que incrível uma pessoa láááá da Alemanha conseguir salvar a vida desta criança... por isso devemos sempre fazer a nossa parte! Adorei a noticia!

Eu tbm amei a primeira foto lá do meu relato! rs E só ñ surtei com o atraso pq tava tão feliz q nem lembrava de olhar o relógio...rs

Kaah e Lipeeh disse...

Eu queria mesmo ler o Post inteiro , mais é 01:28 e to com a cabeça até doendo de sono ( chego do trampo as 21:30hrs )
Mais to aqui , deixando um coment' e amanhã passo pra ler pq é SUPER DO MEU INTERESSE HAHA'

Beijoss ♥

Noivinha ansiosa disse...

Oi flor!
Super explicativo este post, eu que nunca comprei nada no ebay estou querendo comprar alguma coisa bem baratinha para colocar seus ensinamentos em prática.
Bjs

Samy Bravo disse...

carol, tô revoltado com o strawberry.com comprei um shampoo e um condicionador l'oreal lá e até agora nada!!!

Beijos!

Samy Bravo disse...

Ah hh o negocio do carrinho de pipoca... eu pensei em procurar um pipoqueiro que trabalhe próximo ao local da cerimônia e negociar com ele o aluguel..e claro dar uma decorada no carrinho e colocar saquinhos personalizados!

MaNu HeLeNa disse...

Post muito util , principalmente para mim leiga no assunto rsrrs
bjus

Nosso casório, Dany e Calos disse...

eu tbm não me sentia noiva no começo, mas agra eu sinto coisas estranhas, kkkk acho que me toquei do td que esta acontecendo, mas eh uma delicia!

Fernanda e João Paulo disse...

Oi Carol, resolvi da o ar da graça também... ótimas dicas!!!!
Bjs Boa semana

Rebeca Fernandes disse...

Oi flor, tudo bem ?
Não entendi o que você chamou tabuleiro alto de bolo no meu post da receita de bem casados, mas com toda certeza da pra fazer sem ele porque eu nem sei o que é isso rsrsrs.

beijos.

Unknown disse...

Carol, uma das melhores coisas de ter entrado no mundo de blogs é ler esses seus posts sobre todos os assuntos com um tom divertido que só vc sabe dar :)

Entao, eu compro no mercado livre, mas ultimamente ando com preguiça de compra pela net :( vou procurar uns itens lá tmb, pra ver se vale a pena!

Beijo

Paulinha disse...

Tá! Eu confesso! Sou professora de informática mais tenho o maior medo de comprar na internet (leia: mercado livre). Já ouvi tanta lenda sobre ele que fiquei com medinho. rsrs
Valeu pelas dicas, Carol!

ps.: \o/ \o/ O Guilherme conseguiu a doação? Coisa mais linda! Vai dar tudo certo!


http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com/

Paulinha disse...

Eu sou muito lerda e não acompanho os comentários em ordem cronologia. Resultado tenho que voltar e responder. rsrs

Carolina disse...
Meniiina!
Você 'tava linda, hein?


Q nada, flor! Maquiagem + penteado ajudam muuuuuuuuuuito!
rsrs

Anônimo disse...

òtimas dicas!! valeu mesmo!!

bjos
http://respireecase.blogspot.com/

Anônimo disse...

Super útil o post. Bom te ver por aqui de volta...rs
Bjo

Gessica Morais (Kinha) disse...

Nossa, que post maravilhoso!
Super explicativo.. adoreei!
Beijo
=)

Ana Paula [Quase esposa, sempre nerd] disse...

NOSSA! Quanta dica boa querida!
Realmente, seu post foi mto mto mto mto mto interessante! Amei!!!!

Beijos querida,
Ana Paula
[Quase] esposa _ [Sempre] nerd.
www.anoivanerd.blogspot.com

Ana Paula [Quase esposa, sempre nerd] disse...

ps: em atraso mas não sei carinho, adorei o layout do outubro rosa!

Anônimo disse...

Ah, Carol, e não emendaram o feriado nada... mas ta valendo. Eu tava achando que ia trabalhar, então ainda estou no lucro.Bjo

Gabriela Rodrigues disse...

Carol!!

Agora o meu blog é:

www.casareassim.com

Por favor, peço para que troque o endereço do meu blog nos gadjets do layout do seu blogger (os endereços dos blogs que vc segue!!), para que apareça as minhas atualizações!!

Beijoss!!

Lara Ceres disse...

ih caraca. 'tá meio comprido esse pra eu ler agora -dê desconto pq eu acabei de voltar dos jardins. estou sem voz e com os dedos destruídos pelas cordas do violon.
mas vou ler mais tarde. parece importante
XD
PS: sou doadora de medula
;D
PPS: acabei de perceber pq meus comentários anteriores não ficaram. uhm... eu sou muito burra - interneticamente falando - e esquecia de fazer o login.
=O

beijo beijo menina!

Na disse...

Eu já tinha lido esse post semana passada e jurava q já tinha deixado meu coment rsrs. O Etsy eu nunca comprei, mas amazon e ebay muito... rsrsrs. òtimas dicas Carol! Bjs!

Bella disse...

Oi Carol, da última vez que visitei seu blog ele ainda estava em formação e agora... está uma gracinha.
Esse post está ótimo! Parabéns.
Abs