quinta-feira, 5 de abril de 2012

100 dias! [e algumas burocracias]



Pois é.
Como comentei no blog da Amanda, não sei se foi o subconsciente cutucando ou se ando cortando muito papelzinho listrado pra fazer tags, mas essa noite tive o pesadelo de noiva mais desesperador de todos.

Por que?

Porque no sonho, entre outras coisas, OS DOCES NÃO CHEGAVAM!!!


Mas falando sobre uma coisa mais prática, essa semana rolou no grupo do Yahoo um email sobre como organizar todo o processo de casamento religioso com efeito civil. Juntei as dicas da Carol e da Cynthia e cheguei nessa zona nesse "passo a passo" aqui de baixo. Além disso, só ontem a anta imbecílica aqui se tocou que o novo endereço do cartório de Copacabana fica do ladinho de uma das saídas lá da empresa!!! [total falta de noção de espaço... ¬¬]

Antes de começar o passo a passo [peço que vocês me corrijam se eu estiver errada, ok?]:

- Ontem dei um pulo no cartório na hora do almoço e a menina me informou que era pra eu voltar lá pra dia 16, que é quando entramos na contagem dos 90 dias.
- Fui também na Nossa Senhora da Esperança, paróquia que "cuida" dos casamentos na Capela onde vamos casar. A menina tomou um baita susto dizendo que eu estava atrasada, mas depois viu que a gente já tinha feito o Curso de Noivos e que já tínhamos buscado nossas certidões de batismo atualizadas e se acalmou.
- Todas as informações são de um cartório específico e de uma paróquia específica. Pelo que entendi, os passos podem mudar de cartório para cartório e de igreja para igreja.


"PASSO A PASSO":

1. Faltando 6 meses para o casamento, mais ou menos, procurar a paróquia que cuida da igreja onde será o casamento e tomar nota dos prazos que ela solicita.

2. Solicitar a certidão de batismo atualizada, que tem a validade de 6 meses [o casamento deve ser realizado dentro desse prazo, ou você terá que solicitar outra]. Para a do Elmo, pediram uma contribuição de R$15,00. Para a minha, uma contribuição de R$5,00.

3. Fazer o curso de noivos.

4. Levar na paróquia:
a) Certidão de batismo atualizada do noivo e da noiva;
b) Certificado do Curso de Noivos;
c) Identidade e comprovante de residência do noivo e da noiva;
d) Dados de duas testemunhas [acredito que devam ser as mesmas que irão assinar no cartório, esqueci de perguntar esse detalhe];
- Nome e endereço completos
- Idade
- Identidade
- Profissão
- Estado Civil
- Nacionalidade
e) Formulário de habilitação matrimonial preenchido, incluindo endereços onde os noivos moraram até os 16 anos.
f) Contribuição de R$60,00, no caso da nossa paróquia.

Obs: Deve também ser feita uma entrevista com o sacerdote responsável pela paróquia, mas como já tínhamos feito o curso de noivos e estamos com uma entrevista marcada com o Frei Brás, a menina da secretaria disse que talvez não fosse necessário marcar essa outra entrevista.

Com toda essa documentação, a igreja irá "confeccionar" os proclamas, que deverão ficar expostos por três domingos em tantas paróquias quantos foram os endereços preenchidos. No nosso caso, um aqui em Botafogo [onde moro e onde vamos casar], um em São João [onde morei até os 28 anos] e um em Marechal Hermes [endereço "oficial" do Elmo].

4. Três semanas depois, buscar todos os proclamas e levar de volta na paróquia onde você deu entrada no processo.

5. Faltando 90 dias para o casamento, ir ao cartório levando:
a) R$305,00, no caso do "nosso" cartório;
b) Formulário dado pelo cartório, com firma reconhecida das duas testemunhas [os noivos apenas preenchem seus dados, mas não podem levar assinado, deve ser assinado na presença do funcionário do cartório]. Existe um campo no formulário onde deve ser preenchido o novo nome da noiva/do noivo/dos dois;
c) Cópia autenticada de identidade e CPF das testemunhas com firma reconhecida;
d) Documentos dos noivos [a lista de documentos depende do estado civil dos noivos].
e) Termo de opção do regime de bens. O "automático" é o Regime da Comunhão Parcial de Bens, caso você deseje qualquer outro, isso deve ser visto com antecedência e exige um outro processo [com o pagamento de uma taxa de - acho! - cerca de R$300,00].

6. 20 ou 30 dias depois, voltar no cartório para buscar a habilitação.

7. Levar a habilitação na paróquia onde você deu entrada no processo, aguardar a assinatura do sacerdote responsável pela paróquia, levar a documentação na paróquia onde o casamento vai ser realizado.

8. Casar!!!
- padre assina, testemunhas assinam, Elmo e eu assinamos.

9. Ir para a lua de mel, voltar, buscar o papel na capela onde o casamento foi realizado, reconhecer firma do celebrante, levar no cartório, pagar R$30,00 e esperar a certidão de casamento ficar pronta.


Ufa!!!

A questão agora é: o passo a passo é esse mesmo???


Cartório de Copacabana [que agora é em Botafogo]: Rua São João Batista, 28
Horário de Funcionamento: 9h às 17h
Atende os bairros: Botafogo, Copacabana, Gávea, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leme, Leblon, Rocinha, São Conrado, Urca, Vidigal

17 comentários:

Kelly Leite disse...

já to com vontade de chorar de tanta coisa que precisa correr atras, ohh God!!

Amei seu blog, e não sei se essa a sua intenção, mas sempre dou tanta risada com tudo o que escreve!!!
=D

super beijo...
http://eurespirocasamento.blogspot.com.br

Helen Harris disse...

ARGH! Essa parte burocrática é a pior de todas! Tenho HORROR a cartório e cá entre nós, essa burocracia é meio que um absurdo, né? (aqui nos EUA, vc dá entrada nos papeis e em 48 horas tá tudo pronto...e é claro, só precisa de uma fração dos documentos que pedem no Brasil...)
Desejo a você, boa sorte, muita paciência, e um atendente do cartório com bastante boa vontade (quem sabe até um funcionário sorridente?!) para que tudo corra direitinho e nenhum pepino apareça.
Beijinhos!

Lu disse...

Ai que deu ate desespero de tanta coisa mas acredito que seja isso mesmo em quase todo lugar e os preços também a unica coisa diferente no meu caso é que ainda tenho que pagar uma transferencia de uma paroquia para a outra e la se vai mais 300,00 reais rsrsrs. E tanta coisa que da pra gente se perder no caminho.

Beijos e boa sorte com a papelada.

Rebeca disse...

Por que será que entre todos os pesadelos possíveis de toda noiva você foi sonhar justamente com isso?!?! :)

Gente, tem que ter muita fé mesmo, pois a burocracia da igreja consegue ser pior do que a do cartório!

Bjos!

MaNu HeLeNa disse...

Nossa essas coisas burocráticas me irritam já briguei com a secretaria da Paroquia onde irei me casar , poxa vida ninguém sabe informar nada direito !!!
bjus

Casar é assim... disse...

Carol...e ai, ainda tá de molho??

Menina..uma das melhores coisas que eu fiz foi não casar na igreja!! Fui uma vez no cartório civil pra dar entrada e pedir pro Juiz de Paz ir até o Buffet no dia 10/09 (paguei mais caro por isso, mas blz), depois o Le foi até o cartório do bairro dele "pedir" - leia-se pagar a taxa- para casar no cartório do meu bairro...depois meu pai pôde ir levar alguns papéis pra gente e pronto, acabou, casamos!!! rsrs..

É muito chata essa parte burocrática...argh, dá até preguiça de pensar!! rs

Meu, 100 dias \o/

Beijoss!!

Dáphine disse...

100 dias? Mas já? Amanha já passara para a contagem de 2 dígitos...
Essas buRRocracias me entristecem.
Beijos

Kaah & Lipeeh disse...

Anjo agóra os dias não passam ...
eles VOAM hahaha... lembro dos meus 1OO dias como se fosse ontem ;D

Bjos

Kathe disse...

Ai, cansei só de imaginar essa maratona... ai, ai, vamos lá, força na peruca!

Beijos!

http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

Giselle Baeta disse...

OMG!

Amei seu passo a passo, "simplificou" muito, apesar de ser burocrático q só, deu pra ter uma ideia, de custos e tempo! Post excelente!

Bjs

Cris disse...

Força, amiga!!!

Coragem... apesar de toda papelada! Acredito que seja compensador - realizar o sonho de casar-se na igreja! Nada mais lindo e emocionante do que ser abençoada em dobro! rs

Estás melhor?
Bju

Thaís disse...

Querida, parabéns por tudo que conquistou e força pq vc vai conseguir todo o resto ainda. Tô te seguindo. Me segue tb. http://thaisejoaoprasempre.blogspot.com.br
bjs

Noivas No Altar disse...

Ótimo passo a passo! Será muito útil para todas as noivas.
Beijos, Carol

Tatiana K Wolff disse...

hauhauauhauuahua
Não tinha lido esse post! Pesadelo com doce não pode faltar, né! rsrs
Bjs!

yara disse...

E eu pensando que renovar a minha carteira de habilitação estava sendo complicado...estou orgulhosa com a sua disposição Carol

Vanessa disse...

OI Carolina!!!
Vctem sorte de ser a unica noiva mesmo viu!! Porque haja paciencia viu!!! Estou na corrreria com as coisas para casar!!! Aff... é tanto detalhes!! Meu desespero é não dar tempo! Essa semana quem sabe consigo marcar a data do casamento no cartório que também será na igreja com efeito civil... (acho que ficou esquisito esse jeito que escrevi, mas tudo bem).
beijos
Van

Ana Luiza Aragão disse...

Nossa.. Não tinha ideia de que era tanta burocracia! Meu noivo vai estar morando em outra cidade... Espero conseguir dar entrada nos papéis. Obrigada por mostrar o passo a passo!