segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sobre opinião e exposição

Não tem a ver diretamente com o tema casamento, mas como tem a ver com blogs, resolvi escrever.
Sabe quando você vai pulando de link em link e não faz ideia de como acabou parando em uma página aleatória? Aconteceu comigo semana passada.

No tal blog onde parei, a moça que escreve recebe dos leitores fotos de blogueiras[os] famosas[os] ou não, em alguma situação de gosto duvidoso ou vergonha alheia.

Elmo e eu passamos horas vendo as fotos e comentários – ele espantado dizendo que estava com um certo medo de ver como as mulheres são críticas umas com as outras – meio que analisando quais fotos mereciam mesmo uma gongada e em quais o pessoal tinha pegado pesado.

Até que identificamos a foto de uma amiga no meio de todas aqueles posts e voltou à cabeça um assunto que já devia ter rendido um texto há um tempão: o quanto a gente se expõe quando cria um blog.

Chega a ser contraditório falar sobre preservação de imagem em um espaço onde conto quase todos os detalhes sobre os preparativos do meu casamento, mas vocês já pararam pra pensar em, por exemplo, quantas pessoas podem ter fotos tuas salvas como inspiração?


Sério, eu sei que sou meio #aloka da teoria da conspiração e por isso mesmo corro o risco de ter um comportamento um tanto quanto exagerado, mas no caso da minha amiga [pausa aqui para explicar que esse texto pra não está sendo feito para defendê-la, já que ela é maior de idade, vacinada e tem uma auto estima de fazer inveja], foi uma brincadeira mal interpretada, uma foto postada fora do contexto que foi parar em uma página acessada por sabe-se lá quantas pessoas por dia. Quem sabe onde meus testes toscos de maquiagem poderiam parar [salvos sob o título de meninadonarizdeadrienbrodysobrancelhadefridakah
loedentedebeetlejuice.jpg]?

É por esse motivo, por exemplo, que quase não tem foto nossa pelo blog, ou que a gente não participa quando o pessoal pede para mandar fotos para o “Amor sem fronteiras”. Claro que sei que quando o nos pedem as fotos é pelo motivo mais doce possível, mas sabe quando você não consegue se sentir confortável? Pois é... =/

Com certeza tem foto muito tosca perdida pelos arquivos aqui do blog e com certeza quando o casamento chegar eu vou atormentar vocês até dizer chega com fotos minhas, do Elmo, e principalmente da mesa de doces, mas por enquanto acho que ainda vou continuar postando minhas fotos mal tiradas de DIY mambembes com uma câmera nada profissional...

E vocês, acham alguma coisa disso tudo?


______________________________________________________________________


Pra não ficar só com o clima pesadão, ganhei um selinho duas vezes, da Tati e da Rebeca! \o/

As regras são essas aqui de baixo, mas como ando atrasada pra chuchu não faço ideia de quem já recebeu! ¬¬

1. Linkar o selinho para o blog de quem você ganhou;
2. Colar o selinho no blog;
3. Escolher 5 blogs queridos com menos de 200 seguidores para receber o selinho também;
4. Deixar comentário para os escolhidos saberem que ganharam.



______________________________________________________________________


Alguém aí percebeu que acabamos de entrar na conta dos 6 meses???


Daisypath Wedding tickers


MEDA!!!



______________________________________________________________________


Deixa um email pra eu te responder, Paula! =D

31 comentários:

Rebeca disse...

Eu já parei pra pensar nisso algumas vezes. Realmente acho que me exponho muito lá no blog, mas aí penso: Quer saber? As alegrias que ele me traz são muito maiores do que as decepções. Acredito que a maioria das pessoas são bem intencionadas e as que criticam maldosamente não merecem minha atenção. Bjos.

Jessica Stremel disse...

Aiaiai... jah parei pra pensar nisso muitas vezes...hehehe...ainda mais eu que alem do blog tenho um site de casamento....
Experimente digitar no google imagens Jessica e Dudison.. vc vai se deparar com um monte de foto minha e do noivo...
Mas sabe de uma coisa... não me incomodo...
Ah ...num ganhei o selinho...snif...hehehe
Bjus

Karol Ribeiro disse...

Essa é uma questão complicada, mas mesmo assim não tenho receio, prefiro continuar confiando nas pessoas que visitam o blog...
Mas ai ta com friozinho na barriga 6 meses passa rápido.
bjoooo

Noiva tatah disse...

Me peguei pensando nisso por várias vezes durante os preparativos e muitas vezes pensei em deletar o blog...isso é uma coisa muito louca!
Eu me assustei mais ainda quando coloquei o blog no google e coloquei em imagens...teeenso!
Maaas...acabei deixando...mas se a gente pensar nisso deleta rapidinho

Helen disse...

Eu concordo com a Rebeca. Várias vezes já pensei que me exponho demais. Hoje em dia, já implementei algumas medidas (pequenas) de segurança no blog (nada de right-click, fotos nas quais eu/marido/amigos aparecem não podem ser clicadas, etc) mas nada impede que alguém maldoso e com mais conhecimento de computação não possa colocar para o uso errado) Já até pensei em bloquear o blog (só deixando acesso com senha), mas sei lá...no final das contas, acabo confiando em quem visita o blog...mas mesmo assim, sempre fico com uma pulga atrás da orelha...

Ana Paula disse...

Oi Carol,

Já pensei e penso constantemente. Sou pesquisadora, dou aula, palestras, cursos. Às vezes penso se algum aluno pega alguma foto minha e faz alguma brincadeira de mau gosto....
E se minha exposição acabar indo para o meu profissional e tomar uma proporção indesejada e desagradável.

Isso me preocupa muito, tento evitar minhas fotos e do noivo, faço questão de colocar a idéias e tento me expor menos. Por enquanto optei por isso.

beijos

Cris disse...

Oi, Carol!

Sério, que minha frase, ficou parecida com a ideia do Elmo! kkk
Legal pakas!
Mas é vdd, acho que fui até educada demais...

Qt ao seu tema, é uma coisa complicada, né... na vdd até as opiniões são vistas e interpretadas de qq maneira!

Menina...menos de 6 meses! O.O
MEDO!

Bju
Cris

Anônimo disse...

Pensei nisso esses dias e cheguei a pensar em apagar o blog. Eu sei que tem muita gente que lê, mas pra mim são mais as que comentam e as que eu gosto do comentario, trocamos ideias... isso é legal. Mas quando o dj me ligou falando que leu meu blog eu pensei: com que direito, é algo pessoal, não é pra ELE ler, e sim as noivas q converso. me senti super invadida. Pensando em um jeito de bloquear, selecionar, sei lá, tirar o computador dele!!
Parabéns pelos 6 meses...rs
Bjo

Samy Bravo disse...

Isso é bem verdade... tb fico com bastante medo... muitas pessoas usam as coisas que consideramos as vezes bobas contra né?... enfim... menina tá faltando muito pouco e o checklista quase tudo feito? tem tempoq ue eu não passo por aqui!

Marcela Pontes disse...

Pois é...custei MUITO a postar fotos exatamente por causa disso. No momento que a foto está no blog,perdemos o controle sobre ela. Mto bizarro!Gente que não fazemos ideia da existência,sabe nossa vida toda. Da mesma forma, que a gente sabe da vida delas, às vezes com detalhes.
Só relaxei qto às postagens pq via que muita gente posta tb, mas ainda assim fico meio insegura. Enfim...é isso rsrsrs.
Bjssssss

Kathe disse...

Oiii!

Estou conhecendo seu blog hj e adorei!
Concordo com seu post, como pode ver, não tem uma foto minha no perfil e sim uma bonequinha! Ah, eu tbm não gosto mto de exposição, dps pode acabar mal. principalmente ANTES! Depois eu acho que até coloco fotos nossas, afinal, qual a graça de um vestido deslumbrante se a gente não pode ficar se exibindo? hehe

Beijos! Vou te seguir!

http://sweetnovember-kathe.blogspot.com

Glaucia disse...

Coisa complicada essa de exposição. Ainda não postei foto minha no blog, mas sei que vou fazer isso com as do casamento. Tento colocar poucas informações pessoais, mas chega um ponto que isso fica quase impossível.
Vamos combinar que tem muita gente sem noção nesse mundo internético, e para terem coragem de postar algumas fotos devem ter auto estima muito elevada. Como a minha não é tanto assim, prefiro evitar...
bjos

Wal Barros disse...

Eu acho que sei que blog vc tá falando... Eu acho que se vc cria um blog e expõe sua vida lá tem que estar preparada pra todo tipo de comentário, seja bom ou ruim. E aí vc filtra e não se deixa abater por comentários maldosos, muitas vezes fora de contexto. E segue com a vida. :)

Beijos

Wal Barros disse...

É esse mesmo... Foto pessoal?Aí é bronca, passível de processo, inclusive!

Ma disse...

Oi Carol..esse assunto é delicado mesmo...por isso temos que pensar duas vezes antes de postar algo..rsrsrs

Enfim..6 meses...ta aí!

Beijooos
Ma

Ludmila Melo disse...

vc era da terrinha? de sjm ou do rio de janeiro?

exposição é complicado mesmo... a gente tem que ter cuidado mesmo com o que escreve, com o que mostra. mas é inevitável nos colocarmos de uma forma pessoal quando estamos falando de casamento.

MaNu HeLeNa disse...

Já fui atacada, já no meu blog, quase terminei meu noivado por causa da inveja alheia, por meu noivo não expunha minha vida nem nosso casamento, mas penso que o blog tem me ajudado muito e se for para sentir inveja que morram de inveja, porque eu tenho transbordado de felicidade..mas sempre tomo cuidado com as informações e fotos..
bjus

Paulinha disse...

Menina, eu nunca parei do jeito que você colocou. Claro que qdo criamos o blog já saberíamos de nossa exposição, mas agora deu medinho saber que minhas fotos podem estar na pasta de alguém.
Blá, blá, blá... Tô brincando. Da mesma forma que ouso guardar fotos alheias para inspirações, tenho que aceitar que as minhas possam estar tb. Agora é torcer para que elas sejam usadas como inspirações e não para outras coisas, né? Ae sim... #medu!

http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com/

disse...

Qto tempo não passo por aqui...
Menina, já pensei nessa exposição várias vezes, mas nesse mundo de blogs a gente acaba se expondo mesmo, não tem jeito, mas dá medo sim, pq nem todo mundo tem a nossa cabeça de não fazer maldade, acabei de crer que tem louco pra td, inclusive pra td isso aqui.... é algo bem delicado e tem que ser pensado bem... sei lá...rs... meeedo!
Bjssss
PS. Seu casamento tá perto heim??

Gabriela Rodrigues disse...

Tbm concordo com a Rebeca!
E prefiro nemmm pensar nisso..rsrs.....

Beijoss!!

Gabriela Rodrigues disse...

Meio semestre para o seu casamento =))

Daiana disse...

Eu penso, mas... as alegrias são muitas... eu tb não postava tanta foto antes de fazer minha e-session, e aí no casamento as postagem desandaram, não tem como não mostrar, nossas leitoras são tão carinhosas, os recados são tão lindos!

Thais Coelho disse...

Já tinha parado para pensar nisso viu! Mas é tão bom ter um blog e dividir com outras pessoas suas angústias e felicidades :D
Só devemos ter cuidado pois existem mesmo muitas pessoas de má fé.
bjokas e valew pela visita ao blog!

SoL disse...

Isso é tão complicado e graças a melhor amigadomundoterapeuta que vive falando para eu controlar o que esponho ou não....

SoL disse...

complexoooooo

Paula Batista disse...

É complicado mesmo....postar imagens nossas em blogs, no facebook, etc....existem pessoas más mesmo, com toda certeza. Temos que ter cuidado, porém, como vamos deixar de colocar as fotos do casamento pras outras blogueiras verem, por exemplo? Não tem como deixar de dividir estas alegrias por causa deste povo!
Estava com saudade de passar por aqui!!

bjoss

Naty disse...

Isso também me preocupa e da muuuito medo!!! Sei la o que pensa, senao fico neurotica! Eu adoro fotos mas tenho medo do que podem fazer com elas por ai!
Aaaah, eu quero muuuuitas fotos da sua mesa de doces e de vocês dois!

Bjosss

Cris disse...

Ohhhh, seis meses voam!

Então, eu concordo com você, apesar de às vezes deixar este pensamento de lado.

Tento não postar tantas fotos nossas (não como vc!) mas mesmo assim ainda coloco algumas coisinhas.

Quando fui postar a foto dos padrinhos de cueca pensei mil vezes e perguntei pra todos eles antes.

De qualquer maneira, acho que ÉTICA cabe em todo lugar. Acho que tal pessoa deveria ocupar seu tempo com algo produtivo e não poluir o mundo, (mesmo que o mundo virtual) com mais asneira e coisas ruins.

Aline Souza disse...

Carol, assunto super complexo hein?!
Eu sempre fui neurótica sobre eta coisa de exposição, por isso demorei uma eternidade para criar o blog. Acho q pesando todos os lados, ainda acho q foi uma decisão acertada!! N falo de absolutamente tudo, n sito mtos nomes, e n coloco muitas fotos pessoais. Acho q o grande problema rola q muita gente usa a blogsfera para julgar e fazer piada, uma tristeza, mas a gente n pode se deixar afetar. Nem todo mundo sabe respeitar o próximo!! Bjusss

Na disse...

Eu também me preocupo com fotos minhas por aí! Tanto que escolho as poucas fotos minhas que tem no blog são escolhidas a dedo, depois de muito pensar...

Mas muita gente esquece disso. Lembro quando diziam que se a pessoa colasse as fotos dela de biquini em todos os postes do bairro dela era menos exposição do que colocar a mesma foto no orkut!

Nunca se sabe onde vai parar!! Basta procurar sites onde editam fotos de pessoas, só para zoar!

Mayana Cabral disse...

Ainnn fiquei com medinho agoraaa!Mas esse é o "risco" que corremos...Infelizmente!

Beijos :)