Vou fingir descaradamente que não percebi que não apareço por essas bandas desde domingo, ok?
Cheguei a comentar aqui mais de uma vez que, enquanto as meninas ficam loucas com o
Elo 7 e o
Etsy, eu já perdi tardes inteiras procurando coisas aleatórias no ebay.
Na verdade acho que o item mais caro que já comprei foi uma carteira [U$49,90], por motivos que vou explicar ali embaixo, mas a Bia, que trabalha comigo [e é minha fiel escudeira nas degustações de docinhos] anda fazendo a festa e deve ter uma meia dúzia de pacotes a caminho...
Como essa semana foquei minhas buscas em
balões metalizados [e acabei descobrindo que vale mais a pena comprar na SAARA] e velas para a decoração [
tealight, vai entender...], resolvi fazer esse post.
Se preparem porque eu me empolguei e ficou grande pra caramba!
1. Cadastro:
Tanto no
ML quanto no
ebay é um cadastro de dados como o de qualquer loja online. Só é importante dar uma boa olhada nos “Termos e condições”, coisa que brasileiro nunca faz... ;)
2. Procurando o produto:
Bem intuitivo: é só pensar no maior número possível de informações sobre o que você quer e jogar em “buscar” [ou “search”]. No caso dos balões, joguei “balão metalizado coração” no ML e “metallic heart balloon” no ebay. O
tradutor do Google pode ser bem útil nessas horas!
3. Escolhendo o produto:
Algumas coisas que devem ser levadas em conta [além do preço!] ao escolher de qual vendedor comprar:
No ML: prestar atenção na reputação do vendedor.

Ao clicar nessa figurinha, vai aparecer a Reputação atual, Total de negociações [Concretizadas ou Canceladas] e as Qualificações [Positivas, Negativas ou Neutras]. Os vendedores com as melhores qualificações dadas pelos compradores são identificados pelo “selo” Mercado Líder.
No ebay aparece assim:

E os vendedores com as melhores qualificações são considerados
Top-rated seller.
3.1 Sobre falsificações
Dependendo do que você vai comprar, é importante atentar para esse detalhe. O ebay tem uma política de "repreensão a falsificações" bem mais
ferrenha que a do ML, lembrando que normalmente um produto é identificado como
fake a partir de denúncias dos usuários. No ebay o vendedor é desligado quando se verifica que ele mentiu sobre a originalidade do item [diz que rende até
puliça!], já no ML... Cansei de perder bons minutos denunciando vendedor de bolsa falsa e os caras continuam lá vendendo!
3.2 Sobre produtos usados
No ML é só pedir muitas fotos e muitos detalhes do que se quer comprar, já no ebay é melhor nem se dar o trabalho: é proibida a compra de qualquer objeto usado, mesmo que venha qualificado como presente [gift]. A Receita Federal pode abrir sua encomenda e taxar ou até mesmo apreender o produto.
[Sobre as taxas vou falar mais ali embaixo].
4. Entrando em contato com o vendedor:
No ML há um campo de “Perguntas ao vendedor”, é sempre bom dar uma olhada. Mas como sempre há dúvidas sobre o valor do envio, por exemplo, é só clicar em “Fazer uma pergunta” e descrever o que se quer saber.
No ebay não há esse campo de perguntas: todas elas caem diretamente na caixa de email do vendedor e as respostas são enviadas também para o email do comprador. A comunicação pode ser um tantinho mais complicada por conta de o “idioma oficial” ser o inglês, mas é só guardar algumas perguntas chave como [no meu inglês macarrônico,
Helen, me corrige aê!] “How much is shipping with tracking number to Brazil (South America)?” ou “I would like to know if you can deliver it to Brazil.”. Mais uma vez o tradutor do Google ajuda pacas!
Atenção: tanto um quanto o outro não permite que sejam feitos contatos fora do sistema. O ML só disponibiliza o email no final da compra [não é permitido colocar informações pessoais no campo de perguntas]. Já no ebay [se não me engano] é possível ter acesso ao email do vendedor, mas o site desencoraja que o contato seja feito diretamente.
5. Envio e tempo de entrega:
No ML normalmente o envio é feito através dos Correios, então a gente já está familiarizada com
a zona os prazos e preços.
Sobre o ebay, depende. Generalizando e partindo do princípio que a compra vai ser feita de um vendedor dos EUA:
5.1 USPSSão os Correios dos EUA. Normalmente o que vale pro de cá vale pro de lá, mas já me aconteceu de comprar no
Revolve Clothing e chegar em 5 dias úteis [mesmo com o frete mais barato, que não tem número de rastreamento], como já me aconteceu de comprar com rastreamento no ebay e no
ASOS [só para citar um caso do UK] e nunca chegar.
5.2 Empresas de entrega, como FedEX, DHL e UPS.
Frete mais caro, normalmente com entrega expressa. Funciona para encomendas dentro do país também, mas perdi um pouco a fé nelas desde que a DHL levou vários dias para entregar os convites da
Cris [por conta da greve dos Correios], apesar de todas as minhas compras entregues por qualquer uma delas sempre terem chegado no prazo.
6. Impostos
Mais uma vez corrijam-me se eu estiver errada, mas os únicos produtos que não são taxados quando entram no país são aqueles com valor declarado inferior a U$50,00 enviados de pessoa física para pessoa física. Fora isso, todo produto vindo do exterior com valor declarado acima de U$50,00 [ou mesmo abaixo de U$50,00, caso tenha sido comprado em uma loja] está sujeito a recolhimento de 60% de imposto [que incide em “valor do produto + frete”], mais 18% de ICMS.
Se não me engano, a conta fica assim, chamando “Produto + frete” de “compra”:
Valor final = [Compra + 0,6 x Compra] + 0,18 x [Compra + 0,6 x Compra]
Caso o seu produto seja taxado, você vai receber uma notificação com a indicação de em qual agência dos Correios você deve ir buscar o pacote, e também qual é o valor do imposto a ser pago [em dinheiro na agência].
Lembrando que quando a transação é feita via “Correios de cá e Correios de lá”, a taxação é feita por amostragem. Você pode dar uma baita sorte de não pagar imposto naquela
calça da 7fam que custou U$150,00 e ter que pagar imposto nos
produtinhos da MAC que custaram uma pechincha no Morangão. Já no caso das empresas de entrega, o imposto é pago pela empresa no momento que o pacote chega e você “reembolsa” este valor para a empresa.
Atenção: nada de dar um “jeitinho” e pedir para o vendedor declarar o pacote com um valor menor! Já aconteceu de o vendedor declarar um valor mais baixo por livre e espontânea vontade, mas já vi acontecer de pedirem isso e o vendedor não só cancelar a venda, como também parar de enviar para o Brasil. Fora que declarando um valor mais baixo você perde o direito ao seguro e o vendedor pode ser desligado do ebay!
7. Formas de comprar:
Basicamente, leilão [Arremate no ML ou Auction no ebay] ou compra direta [Preço fixo no ML, Buy it Now no ebay].
Na compra direta o esquema é: encontrou o produto, tirou a dúvida sobre o valor do frete com o vendedor, clica em “Comprar” [vou falar sobre o pagamento no próximo item].
No caso do leilão, acho que eu precisaria de todo um post para explicar! xD
Basicamente funciona assim: você preenche o valor que você está disposto a pagar por aquele produto e submete este valor. No dia e horário previsto para o leilão acabar, você vai ser avisado se “ganhou” ou não o leilão. Se antes de o leilão acabar alguém submeter um valor maior do que aquele que você tinha proposto, o site vai te enviar um email avisando que sua proposta foi superada e a partir daí você tem chance de aumentar este valor ou não. Caso você seja o ganhador, a compra segue como uma compra normal.
O compromisso da compra começa no momento que você clica em “Comprar” [mesmo que por engano] ou dá um lance no leilão! A partir daí o vendedor já está pagando comissão para o site!
8. Pagamento
8.1 Mercado Livre
A forma de pagamento mais básica do ML [e que eu não recomendo] é o depósito em conta. Quando você clica em comprar, tanto os dados do vendedor [inclusive telefone] são enviados para o teu email. Você faz o depósito, o vendedor identifica este depósito e envia o produto.
O que costumo usar é o
Mercado Pago: o pagamento pode ser feito via boleto bancário ou em até 18 vezes com cartão de crédito [com juros].
Você faz o pagamento para o Mercado Pago, o vendedor envia o produto e, se estiver tudo ok, você libera o dinheiro para o vendedor e faz a qualificação. A vantagem é que, como o vendedor só recebe o dinheiro quando você indica o recebimento da compra, a chance de ser enganado é menor... ;)
8.2 ebay
Eu uso o
PayPal que, explicando bem
en passant, é um tipo de banco do eBay onde você “paga” para o PayPal o valor da compra (via cartão de crédito) e o PayPal envia o dinheiro para o vendedor, mas ou menos como no Mercado Pago.
No momento da criação da conta, você cadastra um número de cartão de crédito internacional. Para validar a conta, o PayPal vai cobrar um valor baixo no teu cartão [coisa de U$2,00] e, na fatura, esse valor estará associado a uma senha de quatro números que você utiliza para terminar o cadastro [deve aparecer como PAYPAL*0000]. Aquele valor vai contar como uma espécie de crédito em sua primeira compra [se o produto custar U$14,00, por exemplo, será cobrado apenas o que ultrapassar os U$2,00. No caso, U$12,00.], e em todas as vezes que você utilizar o PayPal precisara apenas informar login e senha, e não o número do cartão de crédito.
Ufa! Acho que é isso! Não sei se ajudei ou atrapalhei, qualquer coisa é só me mandar uma mensagem! =D
_______________________________________________________________________________
Lembram desse post
aqui e do selinho que tem ali no canto do blog sobre doação de medula óssea?
Olha a
notícia que saiu essa semana no G1! =D