domingo, 30 de outubro de 2011

A saga do espumante!

[Mais um post monstruoso de grande! Acho que ando conversando de menos, viu?]

Fiquei pensativa aqui sobre postar ou não esse episódio já que, definitivamente, é totalmente queima filme. Depois vi que - quer saber? - é um blog pessoal, bride to be é tudo biruta e existe uma pequena chance de eu conseguir arrancar um sorriso de alguém, logo, tá valendo!

Tudo começou na sexta feira quando, depois do almoço, Bellatrix e eu partimos para nossa caminhada diária. Paramos na filial da Sendas do Extra da Voluntários e uma plaquinha mágica brilhou pra mim:

"Promoção! Salton Brut por R$14,90!"


Aqui valem dois comentários antes de continuar:

1. Eu estava resolvida a comprar o Casa Valduga Arte [descaradamente copiando a escolha da Tati, já que Elmo e eu entendemos lhufas de espumante e os bonitinhos da família me disseram pra comprar o Ferrari. Ahan, Claudia, senta lá!].
Prosseguindo: a gente tinha resolvido por aquele ali de cima, mas conversei com duas amigas que fizeram curso de enochata entendedoras de vinhos sobre qual espumante comprar e as duas disseram que o Salton Brut era um bom espumante nacional com um preço legal. Fiquei com isso na cabeça.

2. Agora que me toquei que é muita pobreza de espírito passear no mercado na hora do almoço, né não?


Continuando.


Vi a plaquinha da promoção, mas a prateleira estava vazia. Cheguei a perguntar para o rapaz do setor se tinha alguma garrafa no estoque e ele respondeu que, no caso dos espumantes, eles sempre colocam todas as unidades da loja em exposição.

Esqueci do assunto.

Até chegar em casa de noite, quando resolvi dar uma conferida no meu email e vi que uma das meninas do grupo do Yahoo comentou que tinha visto essa promoção no Extra de Caxias.

Sabe quando o assunto gruda na cabeça? Pois então.

Como no sábado Elmo foi visitar um priminho que não estava muito bem durante a semana, combinei com minha mãe de ela ir me buscar no metrô pra gente dar um pulo no Hiper Extra. E lá encontramos 11 garrafas.

Lá pras seis da tarde desci pra casa da minha avó [a casa de babãe fica em uma espécie de vila só da família com cinco casas, mas outro dia eu conto essa história] e vi que Raquel estava a toa na varanda esperando o tempo passar [namorado viajando, sabe como é]. Fiz a proposta indecente: " 'Bora no Extra?" " 'Bora!"

Lá naquelas bandas são três Extras em sequencia, num raio de uns 7 quilômetros. Quando comentei sobre parar no primeiro ela disse:

"- Esse não! É muito ralézinho e não vai ter!"

Partimos pro último, o maior e mais "bem equipado".

Tinha UMA garrafa. E o sistema tinha caído. E tinha uma periguete de macacão de helanca e dread pintado de blondor [visualizou?] atrás da gente na fila que nos fez morrer de medo quando pareceu que queria arrumar confusão [e o namorado dela era mó nerd com bermuda centropeito, vai entender...].

O sistema voltou e partimos pro mercado seguinte, dessa vez sem pegar o carrinho logo de cara.

Três garrafas! Aí eu já estava me sentindo no The Amazing Race: Raquel resmungou que aquilo estava um miserê, agarrou as garrafas com a vida e me disse pra correr atrás de um carrinho!

[Nessa nós já devíamos estar com fama de biriteiras pelo município inteiro.]

Terceiro mercado. Sabe aquele mais ralézinho? Tinha cinco garrafas lá! \o/

Pra resumir a história que já está por demais comprida, terminei o dia com 20 garrafas. Cheguei em casa em comentei com minha mãe:

"- Pobreza, né, D. Izabel? Correr de mercado em mercado..." - disse eu.
"- A pobreza começou no Salton. Não quisesse pobreza, comprasse Chandon!"* - respondeu ela.



Sabe que eu faria de novo? Todo mundo anda dizendo que eu sou boboca de correr atrás das coisas em vez de pagar alguém para fazer por mim e não me estressar. Mas agora eu tenho uma história pra contar, e isso não dá pra comprar não... =)

[Pensando aqui que eu realmente vou ter que fazer isso de novo: falta garrafa pra caramba!!!]


* Sim, ela ainda rimou pra me sacanear... ¬¬
_________________________________________________________________________


Ganhei selinho da Rebeca e da Vandressa! =D



Como eu ando lerda pacas pra postar, todo mundo que me veio à cabeça pra repassar o selinho já recebeu... =/



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Post de proporções Godzillianas sobre como comprar no Mercado Livre ou no ebay

[Uma semana depoooois...]

Vou fingir descaradamente que não percebi que não apareço por essas bandas desde domingo, ok?

Cheguei a comentar aqui mais de uma vez que, enquanto as meninas ficam loucas com o Elo 7 e o Etsy, eu já perdi tardes inteiras procurando coisas aleatórias no ebay.

Na verdade acho que o item mais caro que já comprei foi uma carteira [U$49,90], por motivos que vou explicar ali embaixo, mas a Bia, que trabalha comigo [e é minha fiel escudeira nas degustações de docinhos] anda fazendo a festa e deve ter uma meia dúzia de pacotes a caminho...

Como essa semana foquei minhas buscas em balões metalizados [e acabei descobrindo que vale mais a pena comprar na SAARA] e velas para a decoração [tealight, vai entender...], resolvi fazer esse post.

Se preparem porque eu me empolguei e ficou grande pra caramba!

Mestres do paint atacam novamente!



1. Cadastro:

Tanto no ML quanto no ebay é um cadastro de dados como o de qualquer loja online. Só é importante dar uma boa olhada nos “Termos e condições”, coisa que brasileiro nunca faz... ;)



2. Procurando o produto:

Bem intuitivo: é só pensar no maior número possível de informações sobre o que você quer e jogar em “buscar” [ou “search”]. No caso dos balões, joguei “balão metalizado coração” no ML e “metallic heart balloon” no ebay. O tradutor do Google pode ser bem útil nessas horas!



3. Escolhendo o produto:

Algumas coisas que devem ser levadas em conta [além do preço!] ao escolher de qual vendedor comprar:

No ML: prestar atenção na reputação do vendedor.

Ao clicar nessa figurinha, vai aparecer a Reputação atual, Total de negociações [Concretizadas ou Canceladas] e as Qualificações [Positivas, Negativas ou Neutras]. Os vendedores com as melhores qualificações dadas pelos compradores são identificados pelo “selo” Mercado Líder.

No ebay aparece assim:

E os vendedores com as melhores qualificações são considerados Top-rated seller.


3.1 Sobre falsificações

Dependendo do que você vai comprar, é importante atentar para esse detalhe. O ebay tem uma política de "repreensão a falsificações" bem mais ferrenha que a do ML, lembrando que normalmente um produto é identificado como fake a partir de denúncias dos usuários. No ebay o vendedor é desligado quando se verifica que ele mentiu sobre a originalidade do item [diz que rende até puliça!], já no ML... Cansei de perder bons minutos denunciando vendedor de bolsa falsa e os caras continuam lá vendendo!

3.2 Sobre produtos usados

No ML é só pedir muitas fotos e muitos detalhes do que se quer comprar, já no ebay é melhor nem se dar o trabalho: é proibida a compra de qualquer objeto usado, mesmo que venha qualificado como presente [gift]. A Receita Federal pode abrir sua encomenda e taxar ou até mesmo apreender o produto.

[Sobre as taxas vou falar mais ali embaixo].



4. Entrando em contato com o vendedor:

No ML há um campo de “Perguntas ao vendedor”, é sempre bom dar uma olhada. Mas como sempre há dúvidas sobre o valor do envio, por exemplo, é só clicar em “Fazer uma pergunta” e descrever o que se quer saber.

No ebay não há esse campo de perguntas: todas elas caem diretamente na caixa de email do vendedor e as respostas são enviadas também para o email do comprador. A comunicação pode ser um tantinho mais complicada por conta de o “idioma oficial” ser o inglês, mas é só guardar algumas perguntas chave como [no meu inglês macarrônico, Helen, me corrige aê!] “How much is shipping with tracking number to Brazil (South America)?” ou “I would like to know if you can deliver it to Brazil.”. Mais uma vez o tradutor do Google ajuda pacas!

Atenção: tanto um quanto o outro não permite que sejam feitos contatos fora do sistema. O ML só disponibiliza o email no final da compra [não é permitido colocar informações pessoais no campo de perguntas]. Já no ebay [se não me engano] é possível ter acesso ao email do vendedor, mas o site desencoraja que o contato seja feito diretamente.



5. Envio e tempo de entrega:

No ML normalmente o envio é feito através dos Correios, então a gente já está familiarizada com a zona os prazos e preços.

Sobre o ebay, depende. Generalizando e partindo do princípio que a compra vai ser feita de um vendedor dos EUA:

5.1 USPS

São os Correios dos EUA. Normalmente o que vale pro de cá vale pro de lá, mas já me aconteceu de comprar no Revolve Clothing e chegar em 5 dias úteis [mesmo com o frete mais barato, que não tem número de rastreamento], como já me aconteceu de comprar com rastreamento no ebay e no ASOS [só para citar um caso do UK] e nunca chegar.


5.2 Empresas de entrega, como FedEX, DHL e UPS.

Frete mais caro, normalmente com entrega expressa. Funciona para encomendas dentro do país também, mas perdi um pouco a fé nelas desde que a DHL levou vários dias para entregar os convites da Cris [por conta da greve dos Correios], apesar de todas as minhas compras entregues por qualquer uma delas sempre terem chegado no prazo.



6. Impostos

Mais uma vez corrijam-me se eu estiver errada, mas os únicos produtos que não são taxados quando entram no país são aqueles com valor declarado inferior a U$50,00 enviados de pessoa física para pessoa física. Fora isso, todo produto vindo do exterior com valor declarado acima de U$50,00 [ou mesmo abaixo de U$50,00, caso tenha sido comprado em uma loja] está sujeito a recolhimento de 60% de imposto [que incide em “valor do produto + frete”], mais 18% de ICMS.

Se não me engano, a conta fica assim, chamando “Produto + frete” de “compra”:

Valor final = [Compra + 0,6 x Compra] + 0,18 x [Compra + 0,6 x Compra]

Caso o seu produto seja taxado, você vai receber uma notificação com a indicação de em qual agência dos Correios você deve ir buscar o pacote, e também qual é o valor do imposto a ser pago [em dinheiro na agência].

Lembrando que quando a transação é feita via “Correios de cá e Correios de lá”, a taxação é feita por amostragem. Você pode dar uma baita sorte de não pagar imposto naquela calça da 7fam que custou U$150,00 e ter que pagar imposto nos produtinhos da MAC que custaram uma pechincha no Morangão. Já no caso das empresas de entrega, o imposto é pago pela empresa no momento que o pacote chega e você “reembolsa” este valor para a empresa.

Atenção: nada de dar um “jeitinho” e pedir para o vendedor declarar o pacote com um valor menor! Já aconteceu de o vendedor declarar um valor mais baixo por livre e espontânea vontade, mas já vi acontecer de pedirem isso e o vendedor não só cancelar a venda, como também parar de enviar para o Brasil. Fora que declarando um valor mais baixo você perde o direito ao seguro e o vendedor pode ser desligado do ebay!



7. Formas de comprar:

Basicamente, leilão [Arremate no ML ou Auction no ebay] ou compra direta [Preço fixo no ML, Buy it Now no ebay].

Na compra direta o esquema é: encontrou o produto, tirou a dúvida sobre o valor do frete com o vendedor, clica em “Comprar” [vou falar sobre o pagamento no próximo item].

No caso do leilão, acho que eu precisaria de todo um post para explicar! xD

Basicamente funciona assim: você preenche o valor que você está disposto a pagar por aquele produto e submete este valor. No dia e horário previsto para o leilão acabar, você vai ser avisado se “ganhou” ou não o leilão. Se antes de o leilão acabar alguém submeter um valor maior do que aquele que você tinha proposto, o site vai te enviar um email avisando que sua proposta foi superada e a partir daí você tem chance de aumentar este valor ou não. Caso você seja o ganhador, a compra segue como uma compra normal.

O compromisso da compra começa no momento que você clica em “Comprar” [mesmo que por engano] ou dá um lance no leilão! A partir daí o vendedor já está pagando comissão para o site!



8. Pagamento

8.1 Mercado Livre

A forma de pagamento mais básica do ML [e que eu não recomendo] é o depósito em conta. Quando você clica em comprar, tanto os dados do vendedor [inclusive telefone] são enviados para o teu email. Você faz o depósito, o vendedor identifica este depósito e envia o produto.

O que costumo usar é o Mercado Pago: o pagamento pode ser feito via boleto bancário ou em até 18 vezes com cartão de crédito [com juros].

Você faz o pagamento para o Mercado Pago, o vendedor envia o produto e, se estiver tudo ok, você libera o dinheiro para o vendedor e faz a qualificação. A vantagem é que, como o vendedor só recebe o dinheiro quando você indica o recebimento da compra, a chance de ser enganado é menor... ;)

8.2 ebay

Eu uso o PayPal que, explicando bem en passant, é um tipo de banco do eBay onde você “paga” para o PayPal o valor da compra (via cartão de crédito) e o PayPal envia o dinheiro para o vendedor, mas ou menos como no Mercado Pago.

No momento da criação da conta, você cadastra um número de cartão de crédito internacional. Para validar a conta, o PayPal vai cobrar um valor baixo no teu cartão [coisa de U$2,00] e, na fatura, esse valor estará associado a uma senha de quatro números que você utiliza para terminar o cadastro [deve aparecer como PAYPAL*0000]. Aquele valor vai contar como uma espécie de crédito em sua primeira compra [se o produto custar U$14,00, por exemplo, será cobrado apenas o que ultrapassar os U$2,00. No caso, U$12,00.], e em todas as vezes que você utilizar o PayPal precisara apenas informar login e senha, e não o número do cartão de crédito.


Ufa! Acho que é isso! Não sei se ajudei ou atrapalhei, qualquer coisa é só me mandar uma mensagem! =D

_______________________________________________________________________________


Lembram desse post aqui e do selinho que tem ali no canto do blog sobre doação de medula óssea?
Olha a notícia que saiu essa semana no G1! =D

domingo, 23 de outubro de 2011

Mais um post TDC!

[TDC]

Sabe que achei curioso que um monte de gente perguntou sobre as barrigas de freira?
Diz que por conta da influência portuguesa aqui no Rio é que todos esses docinhos conventuais são comuns de se ver nos casamentos daqui...
Pra quem ainda não visitei, as barrigas de freira são como "pasteizinhos" com massa feita de hóstia e recheio de doce de ovos! Sou completamente viciada nessas coisinhas... =D


________________________________________________________________________________


Encasquetei mesmo com listras brancas.
Meus papeizinhos já estão em produção e agora cismei com essa fita de voal para amarrar as tags das sandálias e do que mais for necessário:

O que vocês acham? =)


________________________________________________________________________________



Falando em papel, resolvi apelar. Está faltando espaço para guardar tralha aqui em casa e decidi que se alguém estiver disposto a vir buscar aquele [segundo a Cris] quadro da Santa Ceia, tô liberando!

São:
10 folhas A1 kraft 200gr
140 folhas A4 kraft 420gr
140 folhas A4 Reciclato 240 gr
149 envelopes Corte Baixo Kraft (marrom) - O modelo é o deste link aqui, mas parece que não tem mais em kraft na loja.

Qualquer coisa é só me mandar um email!


________________________________________________________________________________



Alguém vai no evento "Casar! Por onde começar?"? É dia 20 de novembro no Flamengo!

[E eu acabei de me tocar que vai ser no dia do batizado do Bernardo...]


________________________________________________________________________________


Vocês viram que a Marie Claire espanhola que está nas bancas vem com uma sapatilha tipo as da Beaulacet de brinde? ;)


________________________________________________________________________________


Só eu sou rabugenta e acho muito queima filme essa coisa de o sujeito entrar em dúzias de blogs diferentes e deixar exatamente o mesmo comentário ctrl+c, ctrl+v dizendo "te visitei e quero uma visita também"?


Dando sinal de vida!

Jack?!?

Pois é, sumi de novo.

Mas dessa vez eu posso justificar: poupando vocês dos detalhes sórdidos, minha saúde me deixou fora de combate desde quarta feira. Preciso explicar mais não, né? Por favor, digam que não preciso!!!

Acabou que não tenho muitas novidades do casório e sinceramente, entre rabiscar um post interessante ou colocar minhas visitinhas em dia, prefiro a segunda opção, pelo menos por hoje!

De qualquer forma acho que esse mês - sem contar com degustações agendadas - o casório vai ficar um tiquinho de lado: meu primo Tunico e eu seremos padrinhos do Bernardinho [primo caçula] e temos até dia 20 para organizar um almoço de batizado! O.O

Claro que esse post da Tati já está devidamente roubado e favoritado, né? ;)


terça-feira, 18 de outubro de 2011

'Noite!

Quando eu tenho alguma ideia de texto pra postar aqui eu tenho que sentar e escrever logo, viu?
Minha memória anda fraca e se deixo pra depois a ideia some!

Confesso que esses dias não consegui nem visitar direito o cantinho de vocês: estou fazendo outro curso e só dá pra fugir bem de vez em quando para acessar o e-mail da empresa... [Quase comprei um modem e troquei de celular esse final de semana pra poder acessar internet por aí, mas e o medo de ter outro piripaque?]

Fora que Elmo está viajando e eu tô com dor de cotovelo, total identificação com a Oksana!!!



Sobre novidades casamentícias, nada muito mirabolante...

1. Eu não tenho vergonha na cara e marquei mais degustação de doce! Era só pra fechar os fondados, mas daí me mandaram a lista inteira, eu vi que ainda não tinha vários tipos de doce, uma coisa leva a outra e já viu...

2. Devo receber uma caixa da Barriga de Freira ainda essa semana! \o/
Bem que eu queria que mandassem só Barrigas de Freira pra eu experimentar, mas com certeza vão mandar outras coisas. Fraca do jeito que sou, já viu...

Barrigas de Freira. Só pra ficar na vontade porque ainda não comi nenhuma essa semana.

3. É só impressão ou essas empresas de locação de móveis piraram na batatinha com o valor do frete?
'Cês lembram que a gente ia alugar os móveis da própria igreja [o aluguel do salão só inclui ar condicionado]? Na verdade ainda vamos, mas como o pessoal de casa vetou a história de marcar lugares [dizem que bom é na terrinha, onde você convidava a família inteira, matava um boi e um leitão e a festa tava feita, sem se preocupar com quem ia ou não], resolvemos trocar algumas mesas de dez lugares por bistrôs de três lugares.

Tomei foi um susto com o preço do frete...

4. A bocó aqui foi comprar papel pra forrar os convites e depois do pedido pago é que viu que folha A4 ficaria pequena demais. Estou desde ontem torrando o juízo do pessoal da Papel Perolizado de tanto que me enrolo pra explicar o tamanho do papel que eu quero, mas todo mundo com quem falei até agora foi de uma gentileza incrível! Até agora estão super recomendados!

Aliás, falando em papel, alguém aí tá precisando de papel kraft? Sérim, gente, se ninguém se manifestar eu acho que vou vender aquilo tudo no Mercado Livre!!!

5. Oi, Glaucia! 'Brigadão pela visita! =D

6. Vocês também torraram o juízo dos jornaleiros hoje atrás da Noivas Rio de Janeiro ou só eu sou #aloka da revistas? [É, Tati... Não foi dessa vez que a gente foi no lançamento... ]

7. Já que o Outback está em stand by, vou virar casaca: alguém de São Paulo topa jantar no Shopping Morumbi dia 13? ;)
[Claro que pode ser em outro lugar, mas é que Elmo e eu não temos noção alguma de espaço em SP!]


domingo, 16 de outubro de 2011

I'm glad it's your birthday!

Eu nunca fui de comemorar aniversários nem de parabenizar as pessoas nos aniversários delas. Nesses três anos de empresa [completados essa semana! \o/] quem sempre sofreu foi a Luiza, uma das secretárias, gente boa toda vida e que não se conforma de eu só falar um "parabéns aê" totalmente sem jeito, principalmente pra ela.

Diz meu terapeuta que é porque meu pai nunca participou das festas, mas isso não vem ao caso.


A verdade é que depois que passei meu aniversário de trinta anos sozinha em São Paulo fazendo um curso e o de trinta e um dormindo no chão de Guarulhos esperando uma conexão, acho que passei a dar mais valor a ter a companhia de pessoas que eu gosto e que gostam de mim nessa data.

E aos pouquinhos acho que estou pegando o jeito pra desejar Feliz Aniversário pras pessoas também!

Ou não... oO

Cris, essa é pra você!



sábado, 15 de outubro de 2011

Ansiosa? Eu?

'Magina!

Já comentei mais de uma vez aqui que o lado ruim de começar a organizar o casamento com tanta antecedência [se bem que um ano e pouco não é mais tanta antecedência assim] é que logo a gente fica sem muita coisa pra procurar e acaba inventando moda, né? Nem tiro a razão da minha mãe de só querer começar a fazer meu vestido em 2/7 que é pra eu não mudar de ideia sobre o modelo do vestido.

Acreditem, a mulé é ninja e faz um vestido de noiva em menos de uma semana. Só não passo o contato dela porque - como eu disse no grupo do Yahoo - ela já falou que noiva é bicho chato e indeciso [ah, a sinceridade de babãe...], mas isso é assunto pra outro post.

Então.

Não ando postando muito aqui porque [não só, mas também] não tenho muito jeito pra postar inspirações. Fato.
E por incrível que pareça, foto de casamento branco simplinho e singelo, não-over-não-vintage tá mais difícil de achar que um homem honesto!

Mas parando com a ladainha, o que vocês acham desse papel aqui pro forro dos convites, tags, cardápio e coisinhas assim?



E outra coisa mirabolante me passou pela cabeça.

Estava eu serelepe e pimpona voltando pra casa do trabalho quando, como de costume, parei nas floriculturas da Cobal e na lojinha de doces portugueses, mas não conta pra minha mãe pra namorar as flores.

Sabe quando a gente tem um estalo? Pois é!

Me toquei que um vaso de orquídea plantada sairia por pouco mais que um arranjo que fechei para a mesa dos convidados! Chegando em casa eu fiz uma matemática de botequim e vi que, juntando todos os arranjos que fechamos [da mesa de doces, de bem casados e das mesas dos convidados], o valor daria pouco menor que se comprássemos apenas orquídeas plantadas e fizéssemos toda a decoração da festa com elas!

Agora me diz: seria muita viagem fazer toda a decoração da recepção com orquídeas plantadas, colocando uma tag que diga "Leve-me para casa no final da festa"? [Correndo o risco de a decoração não ficar tão "repolhuda" e ficar desfalcada antes do final da festa, mas quem se importa?]

É que apesar de a Tati ter dado a super dica do projeto Flor da Idade, essa coisa de decepar flores em escala industrial me assusta pra caramba...